Llamada de trabajos para la Revista Esferas

Llamada de trabajos para la Revista Esferas – Revista de programas de posgrado de la Universidad de Brasilia, la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul, la Universidad Federal de Goiás y la Universidad Católica de Brasilia.

 

Revista Esferas – Revista dos Programas de Pós -Graduação da Universidade de Brasília, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Goiás e Universidade Católica de Brasília

A passagem do jornalismo para os processos digitais e sua inserção no universo das redes renovou e tornou mais complexos os desafios e tensionamentos intrínsecos e extrínsecos do campo profissional, bem como, por outro lado, ampliou as potencialidades da produção noticiosa no ciberespaço. Ainda na entrada do século XXI, ao estudar as características do jornalismo desenvolvido para a web, Bardoel e Deuze (2000) apontaram quatro elementos constitutivos: a interatividade, a customização de conteúdo, a hipertextualidade e a multimidialidade. Palacios (1999), por seu turno, estabeleceu cinco características para o ciberjornalismo: a multimidialidade ou convergência, a interatividade, a hipertextualidade, a personalização e a memória. Canavilhas (2014), em obra organizada, demarcou sete características que “marcam a diferença” do jornalismo no contexto da web. Nestes tempos, mostra-se imperativo ponderar dois aspectos como desafio para o jornalismo que, segundo Serva (2016), se converte em ele próprio em ciberjornalismo e, portanto, não haveria porque se falar em ciberjornalismo, que se remete aos dispositivos móveis (1) e à narrativa adequada ao público jovem (2). Não obstante, com o passar dos anos, outros desafios, dilemas e potencialidades narrativas passaram a emergir oriundos das imbricações com as redes sociais na Internet e com as bases de dados, da ubiquidade, do design dos meios e dos dispositivos móveis (mobile journalism). Nesse contexto, a proposta deste dossiê é reunir um conjunto de reflexões que possam contemplar os atuais avanços do estado da arte do campo a partir de debates teórico-conceituais e abordagens empíricas em torno do espectro do ciberjornalismo.

São, particularmente, bem-vindas propostas de artigos que se insiram nos seguintes eixos de investigação:

  • Conceptualização e definições do fenômeno;
  • Ciberjornalismo: métodos, ferramentas, linguagens e interfaces;
  • Jornalismo, mobilidade, convergência e interatividade: Smartphones, tablets, web 2.0;
  • Jornalismo em forma de app: Convergência, multimedialidade, produção e consumo de notícias;
  • Redes sociais e novas formas de participação;
  • Cibermeios e narratividade.

Data limite para submissão: 30/11/2019

Data de publicação: 30 de abril de 2020

Editores convidados: Gerson Luiz Martins (UFMS), Marcos Paulo da Silva (UFMS), Helder Prior (UAL/UFMS).

 

Para más información visitad la web de la revista ESFERAS.

Compartir
Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedInShare on Google+